Dizem que hambúrguer não é saudável? Veja o segredo do vegetariano

Em meio a tantos paladares e estilos de vida, a culinária vem inovando e se adaptando aos gostos populares para criar opções de alimentos que realmente façam a diferença. O hambúrguer, por exemplo, que sempre foi considerado vilão, hoje é feito em diversas versões consideradas mais saudáveis e nutritivas, como é o caso do hambúrguer vegetariano.

Mas como surgiu esse conceito? Quais os ingredientes são utilizados nessa preparação e como escolher um acompanhamento para saborear esse hambúrguer e oferecer ao seu organismo uma viagem gastronômica de sabor?

Aperte os cintos, venha com a gente e aproveite essa deliciosa viagem gastronômica, preparada especialmente para você!

O que é o hambúrguer vegetariano?

Engana-se quem acredita ser impossível saborear um hambúrguer apetitoso que não contenha carne e derivados animais em sua preparação. A partir do conceito vegetariano, esse alimento tradicionalmente carnívoro pode ser modificado, mantendo seu sabor original.

Além disso, os ingredientes em sua formulação o tornam mais saudável e nutritivo. Veja abaixo algumas características do hambúrguer vegetariano:

Baixos índices ou ausência de conservantes

Alimentos processados nunca estão livres de aditivos químicos, já que a indústria precisa ampliar a vida útil desses alimentos.

A preparação do hambúrguer vegetariano, felizmente, garante o benefício de conferir baixos índices ou até mesmo a ausência de conservantes no produto final.

O hambúrguer de carne, por exemplo, contém alta taxa de nitrito de sódio, que está relacionado a alguns tipos de câncer.

Baixos índices de gordura e calorias

Muitos hambúrgueres vegetarianos contêm em sua formulação alimentos que são menos calóricos e gordurosos, e isso não acontece por conterem somente alface e tomate!

Ingredientes como arroz integral, beterraba, cogumelos, grão-de-bico, feijão, quinoa, proteína de soja, nozes e gergelim, entre outros, podem ser opções de componentes utilizados na preparação de hambúrgueres vegetarianos que superarão todas as suas expectativas de sabor!  

Altos índices de fibras

As fibras alimentares, que estão em maior concentração em grãos, vegetais e folhas — ou seja, os ingredientes básicos do hambúrguer vegetariano — são cruciais para o bom funcionamento intestinal e cardíaco, além de facilitarem a sensação de saciedade, ajudarem no controle do peso e estarem associados a menores riscos de câncer de cólon.

Agora que você já entende alguns dos benefícios dos hambúrgueres vegetarianos, conheça a seguir uma receita que deixará o seu dia muito mais saboroso!

Hambúrguer de proteína de soja

Ingredientes:

  • 200 gramas de proteína de soja fina
  • 2 copos de água morna
  • Batata cozida amassada a gosto
  • 2 dentes de alho batidos
  • 8 colheres de sopa de farinha de trigo
  • Meia xícara de chá de creme de cebola
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • Meia xícara de chá de cebola picadinha
  • 2 colheres de chá de cominho
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para a preparação, hidrate a soja por cerca de 20 minutos e, posteriormente, escorra toda a sua água. Misture os demais ingredientes, formando uma massa com liga firme e sem despedaçar.

Monte os hambúrgueres com a ajuda da boca de um copo, mantendo os bifes em formatos iguais. Congele-os antes de fritar para deixá-los inteiros e crocantes.

Para reduzir ainda mais a incidência de óleo, uma dica é assar os bifes ou utilizar a fritadeira elétrica. Você pode montar seu hambúrguer e saboreá-lo junto a bebidas como chá-mate gelado e sucos nas opções detox ou naturais.

Apresentamos para você um pouco mais sobre o mundo do hambúrguer vegetariano. Agora, você pode embarcar numa viagem gastronômica ainda mais saudável, sem perder o sabor que você tanto merece. Coloque essa prática em sua bagagem e deixe sua viagem ao mundo junk food ainda mais especial!

Gostou das nossas dicas? Não deixe de curtir nossa página no Facebook e fique por dentro de todas nossas novidades!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"