Gastronomia de São Paulo: o que você não pode deixar de experimentar

São Paulo é uma cidade cheia de opções e muitas atrações para curtir, relaxar e se divertir. Além de contemplar sua imensa agenda cultural, nada melhor do que provar comidas deliciosas.

 A gastronomia do lugar é muito especial e agrada os mais diversos paladares. Seja para um lanche rápido, um happy hour, um almoço ou jantar completo, não faltam lugares para conhecer e se deliciar com os pratos.

Para quem visita a cidade ou já mora nela, existem várias comidas que devem ser experimentadas e repetidas, pois são realmente muito boas. Por isso, preparamos este post para apresentar o melhor da gastronomia de São Paulo e mostrar as opções que você não pode deixar de experimentar. Confira!

Sanduíche de mortadela

É tão tradicional que se tornou ponto turístico de São Paulo. Não tem como deixar de conhecer essa iguaria! Diz a lenda, que o famoso sanduíche surgiu graças à reclamação de um cliente sobre o pouco recheio dos seus lanches. Depois de tanto ouvir, o dono da lanchonete se cansou e começou a fazer o pão mais recheado.

O resultado deu certo! Hoje ele é figurinha carimbada na gastronomia de São Paulo. A parada no Mercado Municipal da cidade para comer essa delícia é obrigatória.

Além dos tradicionais  feito no pão francês, com mais de 200g de mortadela em fatias bem fininhas  existem várias maneiras de incrementar o lanche — por exemplo, com queijo, vinagrete e calabresa. Basta deixar a imaginação fluir!

Virado à paulista

Como o próprio nome revela, o virado é outro típico prato paulistano. A iguaria é tão famosa que já se tornou patrimônio imaterial do estado. Ideal para um almoço reforçado, é uma comida simples e que agrada muitos paladares.

Além de ser completo, ele tem seu próprio charme: há um dia certo para ser servido. Segunda-feira é o dia oficial do virado à paulista. O prato é composto por arroz, tutu de feijão, bisteca de porco, couve, linguiça, ovo frito, torresmo e banana. Não tem como não ficar satisfeito depois desse prato!

Pastel de feira

Paulista de verdade conhece todas as feiras da sua redondeza e espera ansiosamente o dia de comer o pastel. O lanche faz parte da gastronomia de São Paulo e vai bem em qualquer hora do dia. Opções de recheio não faltam, e se ele vier acompanhado do caldo de cana então, melhor ainda.

Pão na chapa

É a comida típica mais fácil de ser encontrada em São Paulo. É só entrar numa “padoca” que ele estará lá, quentinho e delicioso. Perfeito para começar o dia, o pão na chapa e o pingado no copo americano são tradicionais nos dias dos paulistas.

É importante lembrar que, para saborear o verdadeiro pão na chapa, você deve esquecer as padarias gourmet. Aquelas mais simples — encontradas no seu caminho de casa ou do trabalho —  são as melhores para comer o seu pão com manteiga, entre um gole e outro de café.

Hambúrguer

Sempre querido nos cardápios, o hambúrguer é tradicional na gastronomia de São Paulo. O que não faltam são hamburguerias com diversas opções do prato.

Artesanais, fast food, elaborados ou não, os hambúrgueres fazem sucesso e devem ser incluídos no tour gastronômico pela cidade. Não dá para deixar de saborear a carne no ponto, o queijo derretido e os outros acompanhamentos que agradam o seu paladar.

Comer é um dos momentos mais prazerosos da vida, e nada melhor do que sair por aí em busca de novos pratos e sabores. A gastronomia de São Paulo é riquíssima e não faltarão opções para você explorar e se deliciar.

E aí, gostou deste post? Quantos desses pratos tradicionais da cidade você já provou? Aproveite para entrar em contato conosco e experimentar nossos deliciosos hambúrgueres e conhecer o que temos de melhor!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"