Veja como fazer bacon de maneiras diferentes para hambúrguer

Quase uma unanimidade entre os amantes de carne, o bacon deixa qualquer prato ainda mais gostoso. Isso porque a barriga de porco, após ser curada e defumada, ganha um sabor único e marcante.

Se você está procurando diferentes maneiras de usar esse ingrediente em seu hambúrguer, veio no lugar certo! Neste post, ensinaremos como fazer bacon de diferentes formas. Confira!

Bacon brittle

Esse aperitivo é bastante popular nos Estados Unidos e algumas vezes é servido até como sobremesa! São várias as etapas envolvidas, mas o resultado vale a pena. Você terá um bacon ao mesmo tempo crocante, doce e picante!

Faça um molho, misturando 1/3 de xícara de açúcar mascavo, 2 colheres de maple syrup (extraído de seiva de árvores e muito usado para adoçar panquecas) e 1 colher de molho de pimenta. Em uma assadeira, disponha ½ kg de bacon em tiras, de preferência sobre uma grade, para que a gordura escorra. Leve ao forno a 180º por 20 minutos.

Retire, passe o molho agridoce em cada tira de bacon e leve ao forno por mais 5 minutos. Repita o processo, passando o molho do outro lado das tiras. Após esse processo, os bacons estarão bem crocantes e adocicados e deverão ser picados em pedaços bem pequenos.

Em uma frigideira, torre castanha de caju e nozes. Em seguida, pique-as em pedaços pequenos e junte ao bacon já assado.

Leve uma panela ao fogo e misture 1 ½ xícara de açúcar, 1/3 de xícara de água, 1/3 de xícara de xarope de milho e 8 colheres de manteiga sem sal. Deixe ferver até tingir a temperatura de 140º C. Adicione 1 colher de chá de bicarbonato. Não se assuste, pois uma espuma vai subir! Junte o bacon e as nozes à panela e mexa por mais alguns minutos.

Em um papel-manteiga, espalhe a mistura (que será bem grudenta) da forma mais fina possível. Aí é só esperar secar e quebrar em pedaços no tamanho que quiser.

Bacon em pó

Essa é uma maneira inusitada de usar o bacon  e que muita gente não conhece. Trata-se de uma alternativa para finalizar pratos ou mesmo para salpicar na pipoca, na batata frita, no arroz do dia a dia e onde mais a criatividade mandar.

Para obter o bacon em pó, basta assar algumas fatias em forno a 150º C. É importante que toda a gordura derreta e que ele fique bem sequinho. Uma dica é usar uma grade sobre a assadeira. Quando estiver pronto, espere esfriar e triture o bacon em um pilão, processador ou, mesmo, em um moedor de temperos.

Molho de bacon

Existem várias possibilidades de fazer molho de bacon: uma excelente opção para servir à parte.

Você pode derreter dois ou mais tipos de queijo  como se fosse fazer um fondue  e misturar o bacon já frito. Apenas tome cuidado com o tipo de queijo escolhido, já que bacon é bem salgado. Outra opção é misturar o bacon frito em creme de leite, pimenta do reino e outras especiarias a gosto.

Bacon na manteiga

Pique o bacon bem pequeno e frite em um fio de óleo. Transfira para um papel toalha e deixe secar. Em uma frigideira, derreta uma boa quantidade de manteiga e acrescente o bacon, mexendo bem para incorporar. O resultado será um sabor diferenciado e aparência brilhante.

Bacon sequinho

Se quiser um resultado impecável ao preparar o seu bacon, algumas dicas são importantes.

Procure sempre cortar o bacon gelado e fritá-lo em temperatura ambiente. Nunca descongele no micro-ondas, pois assim ele pode cozinhar. Para deixar o bacon bem crocante, é necessário fritar um pouco mais: mas cuidado para não passar do ponto, pois ele pode ficar amargo.

Como vimos, existem várias maneiras de inovar para tornar diferente o hambúrguer e, até mesmo, outros pratos. É só pesquisar e se arriscar um pouco para saber como fazer bacon de maneiras que surpreenda a todos!

Gostou das nossas dicas? Então, comece hoje mesmo a testar uma dessas receitas! Se você conhece alguma outra maneira de preparar esse ingrediente para colocá-lo no hambúrguer, conte para a gente nos comentários!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"